Montagens de Casa Contêiner, uma verdadeira obra de Arte  

amb - Projetos e montagens

O que é Steel Frame

O Steel Frame é também chamado de construção seca.
Recebe este nome justamente por não utilizar água no canteiro de obras, com exceção da parte da fundação.
Ele surgiu como uma evolução do Wood Frame, sistema utilizado nos Estados Unidos há séculos, que tem o mesmo conceito estrutural do Steel Frame, porém utiliza madeira ao invés de aço. O uso de aço seria um passo além no sistema.

O Steel Frame foi apresentado pela primeira vez nos EUA, na Feira da Construção de Chicago, por volta de 1933. Porém ganhou total força após a II Guerra Mundial, atuando na reconstrução de vários países europeus e do Japão. (Havia um déficit de 4 milhões de habitações no Japão no fim da guerra.)

É uma construção muito dinâmica. Isso ocorre porque, sendo industrializada, torna-se uma construção muito rápida, além de ser sustentável e de alto desempenho.

Vamos ver agora, acompanhando as imagens, como é constituído esse sistema do Light Steel Framing.

  a anatomia da construção em Steel Frame

Como não usa tijolos, a construção em Steel Frame segue uma lógica diferenciada em relação à alvenaria, chegando contudo, num resultado visual semelhante, porém muito superior em precisão e qualidade.

1. Parede externa

Como você pode ver na figura abaixo, esta é a estrutura de uma parede externa.

Essa combinação de elementos tem uma razão de ser. Cada componente exerce uma função específica, visando garantir uma fachada resistente, durável e bonita.

Vou falar um pouco sobre cada componente:

Estrutura – A estrutura é composta de aço galvanizado que recebe um tratamento anticorrosivo especial, que lhe confere vida útil superior a 300 anos. Para construções próximas ao mar, utilizamos uma camada mais espessa de galvanização.

OSB – A placa de OSB (Oriented Strand Board) é um painel constituído de tiras prensadas de madeira reflorestada, o que aumenta sua resistência mecânica em relação a uma chapa de madeira comum. É usada como contraventamento da estrutura de aço.

As construções de Steel Frame oferecem grande resistência a terremotos, tempestades e tufões, e boa parte dessa resistência é garantida pelo OSB.(Mesmo que isso não faça diferença aqui no nosso país, é uma amostra do desempenho do sistema.)

Membrana – Toda a estrutura externa é “embalada” com uma membrana especial – a barreira de vapor.

 Essa membrana funciona como nossa pele. Impede a entrada de umidade, mas permite a transpiração da edificação.

 Assim, os problemas com mofo e infiltrações são coisas do passado.

 A partir da membrana, existem diversos materiais e tecnologias que podemos empregar para o revestimento das paredes externas. Mas, como a placa cimentícia é o revestimento mais utilizado devido à sua semelhança com  o reboco, foi a ilustração da montagem.

  Placa cimentícia – Essa placa é composta por uma massa de cimento reforçada com fibra de vidro, resultando em chapas com grande planicidade e estabilidade dimensional.

  (Traduzindo: a parede vai ficar bem plana e vai sofrer menos deformação com a variação de temperatura.)

  Base coat – As placas cimentícias recebem um acabamento especial chamado base coat. Esse acabamento nada mais é do que uma massa aplicada em toda a extensão da parede, responsável por sua impermeabilização e   seu aspecto monolítico. (Significa que faz “sumir” as juntas e a parede fica toda por igual).

 Revestimento – A partir do base coat, a parede é tratada de forma convencional. Pode receber pintura, textura ou qualquer outro tipo de revestimento, tal como pedras, porcelanato ou madeira.

E depois de acabada, a aparência é igual a de uma parede de alvenaria. Ninguém é capaz de identificar visualmente se a casa foi feita de uma forma ou de outra.

Há ainda a opção de deixar as placas cimentícias à vista, apenas resinadas, o que pode criar um efeito muito agradável dependendo do empreendimento.

Lã de vidro – Entre as faces da parede, utilizamos lã de vidro ou lã de PET como isolante, o que garante alto desempenho termo acústico.

No dia a dia dos moradores, “alto desempenho termo acústico” é um termo que resume  três benefícios básicos:

  • A parede tem grande capacidade de manter a temperatura interna mais estável, ou seja, o ambiente fica mais fresco no verão e mais aconchegante no inverno.
  • Como resultado, há grande economia de energia com climatização.
  • Além disso, o isolante diminui a transmissão de sons, tanto do meio externo para o interior da edificação, quanto de um ambiente para outro.


Família Solteira de Baixo Crescimento

 Tecnologia em Light Steel Framing  
A norma comum do enquadramento estrutural do LSF é o enquadramento em linha,
as paredes de sustentação têm que empilhar exatamente uma sobre a outra para transferir as cargas!

Construção de concreto de baixo crescimento

Construção sustentável e de baixo desperdício de material   
Com a mais recente tecnologia patenteada, o sistema AMB completou 26anos. Esta tecnologia e inovação trazem para a indústria global de estruturas de aço, especialmente para desenvolvedores e construtores, onde a construção em aço é o fluxo principal da indústria da construção e paredes e pisos a seco, são uma obrigação para o sucesso! Os edifícios proporcionam a mais alta classificação com, desempenho térmico, resistência a impactos, padrões de impressão de baixa emissão de carbono!

Casas móveis
Casas móveis e estruturas temporárias representam um aplicativo maduro para soluções em aço moldado a frio.

Estrutura LSF

Estruturas Industriais
A capacidade design de aço moldado a frio, fornece aos clientes todos os tipos de soluções estruturais industriais pesadas em aço 100% formado a frio! Todos os tipos de seções compostas podem ser criados pela variedade , e todas as formas de estrutura de aço podem ser construídas!


Casa  CONTÊINER